Voltar 

O Teleférico em funcionamento

 
O Santuário, é visto a quilómetros de distância, e localiza-se no fronteiro Monte da Borralheira, acima da aldeia de Vila da Ponte, aí está localizada a igreja de
Nossa Senhora das Necessidades, erigida em plano rectangular, com vedação em cantaria
(com pirâmides sobre esferas em cada um dos cantos da vedação) e uma escadaria com lanços amplos e largos pináculos vasiformes nos encontros do gradeamento granítico.

O conjunto – com uma casa de ermitão, a casa dos milagres, a capela da Senhora do Encontro, a zona de convívio, a casa do enxadão, o altar das missa campais no morro do calvário e rodeado da Via Sacra dos Débeis – é magnífico e curioso pela situação geográfica.

Do cimo do monte da Borralheira, em que se subia outrora por caminhos tortuosos , disfruta-se um extenso panorama, formosos pelos seus variados acidentes, de perspectiva deslumbrante, pois ali passam diante dos olhos, como num filme maravilhoso, vales frescos, alcantis abruptos, colinas suaves, tudo mosqueado pelas manchas brancas da casaria das aldeias, e dos campanários alvejantes das Igrejas e Ermidas a destacarem-se entre árvores dum verde violáceo, ou carregado.

É esta a paisagem que nos encanta horas e horas a observar; não muito longe vemos Freixinho, Faia e Vila da Ponte; e se viermos munidos dum par de binóculos, então com a aproximação ao longe, conseguiremos ver pormenores de casas nas aldeias, agricultores nas fainas agrícolas, algum rebanho que ande por aí a pastar, etc.

Consoante a época do ano, a diversidade de cores e cheiros que a natureza oferece, vai-nos transmitir sempre sensações diferentes cada vez que cá voltamos.

À direita podemos observar os teleféricos com a linda paisagem envolvente, só que lá longe e no fundo, encontramos a albufeira quase despida de água

          Uma das torres que sustentam os teleféricos

  Voltar