Voltar 

 Linha Férrea Entre-Douro e Beira

Descrição da linha e paisagem envolvente
A paisagem do Douro até chegar a Lamego é toda ela de enorme atractivo. Das cercanias serranas às margens do Rio, da beleza da giesta selvagem aos socalcos da videira domesticada, passando pelas amendoeiras e cerejeiras em flor, desdobra-se esta paisagem singular, em miríades de tons e colorações, consoante a época do ano e o local escolhido.

Chegamos a Lamego: Lamego emana história, antiguidade e património. Percorrer as suas ruas e avenidas é trilhar pedras e recantos que testemunham lutas e guerras, que recordam o seu resgate por Júlio César no ano 60 A. C. para que se elevasse a cidade no século IV. Cidade impregnada de história, encerra em si testemunhos vivos do domínio visigótico, das ocupações árabes e cristãs. Nos edifícios Afonsinos, nos solares e casas brasonadas, nas igrejas, mosteiros e capelas, subsiste uma confluência de estilos: românico, gótico, renascentista e barroco.Mas o esplendor máximo da cidade é, sem dúvida, o majestoso Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
Descemos para Tarouca:
Encravada num cenário edílico banhado pelo Vale do Varosa e protegida pela serra de Santa Helena chegamos à vila de Tarouca. Desde o alto do monte de Santa Helena, um dos mais soberbos miradouros sobre o Vale do Varosa, até onde a vista alcança casario, culturas e pastagens, o horizonte mostra-se pontilhado por belos exemplares de arquitectura medieval como o Mosteiro de Salzedas, a Igreja do Mosteiro de S. João de Tarouca, a Torre da Ucanha.

 

Segue-se o território de Moimenta da Beira: O confronto natural entre a paisagem agreste e imponente da serra e os deslumbrantes cenários da zona ribeirinha da Albufeira do Vilar atraiem os olhares a este concelho. Vislumbram-se à sua passagem  as formas dos gigantescos penedos e fragas da Serra da Nave e as necrópoles e dólmens encravados no solo árido dos montes circundantes.

O percurso do trem já no território de Sernancelhe, vislumbra toda a albufeira do Távora e a encerrar como fundo as grandes serranias e pinhais de Escurquela e Fonte Arcada. A Albufeira termina em Vila da Ponte e agora até Trancoso a linha férrea segue o percurso em toda a margem esquerda do Távora numa paisagem serrana, granítica e verdejante de pinheiros
O trem Pára em Trancoso; vale a pena uma passagem pela vila em ocasião oportuna: o ar medieval da vila de Trancoso acolhe o visitante que percorre as suas vielas ladeadas por portões biselados e paredes com mísulas.

  Despertam a atenção as casas de duas portas, uma larga e outra estreita, denominadas as judiarias de Trancoso. Os judeus povoaram a vila e transmitiram aos seus descendentes o carácter comercial que lhes era típico.
Numa destas casas da parte velha da vila terá nascido o misterioso Bandarra, sapateiro e profeta, ainda hoje citado pelo povo com foros de autoridade indiscutível, que profetizou nas suas trovas a perda da liberdade e a restauração da Independência.
Faltam cerca de 15 minutos para terminar o percurso desta linha localizado em Celorico da Beira - Estação: Situada já   nos contrafortes da Serra da Estrela. Podemos observar ao longo do percurso da viagem duas zonas absolutamente distintas, do de vista geográfico: a da Serra – parte dela integrada no Parque Natural da Serra da Estrela – de relevo orográfico acentuado e de clima agreste, e a do Vale, de terrenos férteis e clima mais ameno, que abrange uma vasta área ao longo do Rio Mondego. A especificidade do seu clima, que lhe advém da sua localização no Vale do Mondego entre a Cordilheira Central e o Planalto Beirão, bem como a dispersão dos seus aglomerados, fazem de Celorico da Beira um concelho predominantemente rural, em que a silvopastorícia
 e a produção de queijo de ovelha são as principais actividades económicas. 

Medidas impostas na Linha Entre-Douro e Beira
Este caminho de ferro para que continue a ser rentável, é necessário que continuem a existir determinados pressupostos, e que estes garantam a boa qualidade:
-Infra-estrutura
-Material circulante
-Exploração comercial

1-Pessoal qualificado
2-Gestão de tráfego
3-Segurança
4-Conservação e manutenção

  Voltar