Voltar 

O valor e importância dos Cafés, Tabernas e Mercearias no convívio e lazer da população do Concelho

Em cada esquina da cidade há um café, um restaurante, uma pastelaria...Local onde se dirigem as populações urbanas por por uma diversidade de motivos: ou para beber um café e tomar o pequeno almoço, seja para se abastecer de pão ou  pasteis, ou mesmo para saborear uma bebida ou petiscar uma refeição, porque as necessidades fisiológicas o exigem.
Os espaços assinalados são extremamente atraentes e sedutores, grande higiene, com traços de moderna engenharia, mas... sem alma, ou seja: os clientes entram e saem, abastecem-se ou tomam o seu café e saem quase sempre stressados para as suas vidas rotineiras - é esta, a  principal filosofia e função do café de cidade - quanto mais bem localizado, mais atraente e sedutor for, melhores modernices o bom cheiro oferecer, é para onde as massas populacionais se vão deslocar.
O valor e interesse da taberna tradicional, muitas vezes com mercearia adjacente, e o café da aldeia são de extrema
importância para o equilíbrio e sobretudo para uma salutar convivência entre conterrâneos e amigos.
São uma mais valia das populações destas aldeias, que não sendo de modo algum um "espaço cultural", se identificam como principal local de conversas, debates, leitura dos Jornais locais, entretimentos como, o jogo das cartas ou assistir a programas televisivos de grande audiência, o caso do futebol.
A Taberna do António Sá
A Taberna e mercearia do Riquinho
O Café Cristina " frente à escola"
O Café do Carlos
O Café do Luís do Táxi
É assim que se passam os serões do Inverno, as tardes de Domingo, os intervalos do trabalho, ou mesmo discussão de negócios, sempre em ambiente agradável e
com "toque" familiar
É nestes locais de encontro diário, onde as notícias locais e nacionais estão sempre em dia.

É nestas tabernas e cafés que se delineiam estratégias e acordos políticos, onde este ou aquele mostra o seu talento, ora como poeta, como cantor, ou tocador de concertina, por vezes já com a inspiração de algumas gramas álcool.
São convívios puros e saudável, de importantíssima estratégia para o equilíbrio psíquico e bem estar das populações locais.
Os ambientes são sempre acolhedores, não têm os luxos e as piquinhices dos bares e cafés citadinos, mas possuem algo invisível que seduz e atrai os amigos e conterrâneeos -ALMA.

   

  Voltar